Risoto de alho poró e salmão grelhado

28 jun

blog2

Clique na imagem para amplia-la

Como falei aqui estou tentando incluir mais peixes na minha alimentação e claro, estou começando por aqueles que eu já gostava, assim a mudança não será tão radical. Dessa vez decidi fazer um salmão grelhado acompanhado de um risoto de alho poró com toque de limão.

É uma comida rápida, fácil de ser preparada e pode te salvar naqueles dias de visitas inesperadas ou simplesmente para fugir das comidas típicas do nosso dia-a-dia.

Ingredientes:

1 xícara de alho poró cortado em rodelas finas

2 dentes de alho amassados

1 xícara de queijo parmesão ralado

1 ½ xícara de arroz arbóreo

1 litro de caldo de legumes

Suco de meio limão

1 colher (sopa) manteiga

1 colher (chá) de lemon pepper**

500g de salmão

Comece temperando o salmão e colocando para ferver em fogo baixo o caldo de legumes, que pode ser o caseiro ou 1 tablete dissolvido em 1 litro de água. Para temperar o salmão não tem segredo nenhum, polvilhe sal e pimenta do reino dos dois lados e reserve.

Em seguida, refogue o alho e o alho poró em um fio de azeite até que fiquem transparentes e adicione o arroz arbóreo. Acrescente o lemon pepper e continue refogando por cerca de 2 minutos. Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa até quase secar. Repita esse procedimento (mexendo sempre) até que o arroz esteja macio (cerca de 20 minutos). Quando adicionar a última concha do caldo coloque também o suco do limão. Desligue o fogo e adicione 1 xícara de parmesão ralado e 1 colher de sopa de manteiga (para dar cremosidade). Sirva em seguida.

Quando o arroz estiver quase cozido grelhe o salmão. Em uma frigideira antiaderente bem quente adicione um fio de azeite e acrescente o salmão. Deixe 3 minutos de cada lado e pronto.

** lemon pepper é um tempero pronto encontrado, geralmente, em casas especializadas. Mas você pode substituir por sal, pimenta do reino e dobrar a quantidade de limão da receita.

Obs: Você pode grelhar o salmão antes do início do preparo do risoto e deixa-lo aquecendo no forno (em temperatura mínima) enquanto prepara o risoto. Apenas certifique-se de deixar menos tempo na grelha já que ele ainda vai ao forno.

Essa receita servem duas pessoas.

Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: