Bacalhoada ao forno

19 jun

blog4

Clique na foto para amplia-la

Quem me conhece sabe que eu não sou a maior apreciadora de peixes do mundo. O problema não é tanto o gosto, mas o cheiro que toma conta da casa e incomoda meu olfato sensível. Já tentei comer frito, ensopado, assado e nenhum deles me agrada muito. Tenho apenas duas exceções: salmão (em especial em rodízio de comida japonesa) e bacalhau – esse sim eu acho delicioso e o cheiro é muito suave.

Como ultimamente tenho tentado evitar comer carne vermelha com tanta frequência e estou meio enjoada do frango, me propus a tentar inserir peixe na minha rotina alimentar pelo menos uma vez por semana. Além disso, não é novidade que os peixes são ricos em nutrientes, têm gordura boa e possui o famoso complexo ômega-3 (ácido graxo importante para as atividades do cérebro e do coração).

Essa receita é da Rita Lobo (adaptada daqui) que é chef de mão cheia e apresenta um dos melhores (o melhor, na minha opinião) programas de culinária nacional com receitas simples e práticas.

Vamos aos ingredientes?

1 cebola grande cortada em rodelas

500g de batata

1 tomate grande cortado em rodelas

1 pimentão da sua preferência cortado em rodelas (despreze o miolo e as sementes)

Azeitonas a gosto

500g de bacalhau

125ml de azeite

Comece descascando as batatas e colocando-as para cozinhar (em água salgada). Quando levantar fervura, deixe cozinhar por 10 minutos, escorra e espere esfriar.

Corte a cebola, o pimentão e o tomate em rodelas e reserve.

Dessalgue o bacalhau por 24 horas, trocando a água a cada 5 horas. Eu usei bacalhau em lascas, mas você pode usar em postas também. Com o peixe já dessalgado, coloque em uma panela cubra com água e deixe ferver por 5 minutos. Escorra e reserve.

Comece a montagem colocando primeiro o bacalhau no fundo do refratário seguido pelos outros ingredientes – aqui eu fiz assim: bacalhau, pimentão, cebola, tomate, batata e por fim azeitonas – regue com o azeite (eu usei um azeite de ervas maravilhoso que vou dar a receita em outro post) e salpique ervas de sua preferência em cima (usei chimichurri*).

Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido em 180⁰ por 40 minutos **. Retire o papel e deixe por mais 20 minutos.

*chimichurri é uma mistura de ervas desidratadas que você encontra pronto para comprar e contém:  cebola, alho, salsa, pimentão, orégano, cebolinha, mostarda, tomate, manjericão, pimenta calabresa, louro e noz moscada

** na receita original diz que são 30 minutos de forno e mais 15 minutos para gratinar. Mas cada forno é diferente e a temperatura e umidade do dia também influenciam.  Precisei de mais tempo, então fique de olho!

Ah e eu não usei sal nenhum nessa receita além do que foi usado para salgar a água em que as batatas cozinharam e não achei que foi preciso acrescentar no final.

Ficou ou não ficou bonito?

Bom apetite!

Deixe um comentário

