Lombo ao molho barbecue

23 maio

lombobarbecue
Clique para ver a foto maior

Esse é um prato simples de fazer e uma delícia, com cara (e gosto) de comida caseira. E é definitivamente o tipo de comida que mais me agrada, que não tem que sujar muitas panelas, nem gasto o dia inteiro pra fazer e que, claro, fique saborosa ao final de tudo.
A receita do molho barbecue é daqui e originalmente foi feita para acompanhar uma costelinha, mas com o lombinho também ficou muito bom.

Comecei temperando 400 g de lombinho com sal, alho, limão, pimenta do reino, 1 colher de sopa de mostarda e 1 colher de sopa de mel e deixei marinando por 2 horas (se for de um dia pro outro, fica ainda melhor). Cortei o lombinho em tirinhas e coloquei para cozinhar por 40 minutos (carne de porco tem que ser sempre bem cozida por causa da salmonella).

Enquanto isso preparei o molho: coloque para refogar 1 cebola e 1 dente de alho picadinhos, adicione 150 ml de vinagre de vinho tinto e espere o álcool evaporar. Some 4 colheres de sopa de açúcar (usei mascavo) e mexa bem. Depois acrescente meia xícara (125 ml) de molho de tomate e a mesma medida de ketchup.

Eu coloquei também 2 folhas de louro e 2 cravos, mas a quantidade desses 2 ingredientes é a gosto do freguês. Mexa e junte a mistura 150 ml de refrigerante de cola (a receita original pede de 50 a 100 ml, mas eu achei pouco e adicionei um pouco mais) espere ferver e evaporar os gases. Prove e acerte o sal e a pimenta.  A textura do molho deve ser um pouco mais líquida que a de um ketchup.

Misture esse molho ao lombinho e sirva. Essa receita servem duas pessoas.

Bom apetite!

Anúncios

Uma resposta to “Lombo ao molho barbecue”

  1. Vanessa Brito 23 de maio de 2013 às 21:24 #

    Esse ta de comer com os olhos heim?!! E fácil de fazer!!!
    Beijosssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: