Risoto de pequi com gruyère

17 maio

risoto

clique para ver as fotos maiores

Nunca encontrei alguém que fosse indiferente ao pequi, ou a pessoa ama ou odeia. Eu como boa goiana, sou do time das que amam. Além disso tem uma carga emocional gigantesca pra mim, remete a minha infância e aos almoços deliciosos de domingo que a minha mãe fazia (e ainda faz) com angu de milho verde, arroz com pequi e frango ensopado.
Pra quem não conhece, pequi é um fruto característico do cerrado brasileiro e apesar de ser encontrado em outros estados é considerado um prato típico da culinária goiana. Nessa receita, eu usei o fruto na forma de conserva e somente a polpa, sem o caroço. Achei o sabor e aroma incomparavelmente mais suaves do que o fruto in natura e isso pode ser um ponto positivo para aquelas pessoas mais sensíveis a cheiros e gostos mais marcantes.
Vamos à receita?

montagem

Comece colocando para ferver em fogo baixo 1 litro de caldo de legumes (você pode usar o caseiro ou dissolver 1 tablete de caldo de legumes em 1 litro de água). Em outra panela, refogue uma cebola em cubinhos pequenos (usei a roxa, mas serve qualquer uma) e um dente de alho em cubinhos.
Em seguida, adicione uma xícara e meia de arroz arbóreo, 100 gramas do pequi em conserva e refogue por cerca de 1 minuto. Adicione uma concha do caldo de legumes que a essa altura já deve estar fervendo e mexa, sem parar, até que esse caldo quase seque. Repita esse procedimento até que o arroz esteja cozido. É importante que o fogo se mantenha sempre baixo.
No final, desligue o fogo, adicione 100 gramas de queijo ralado e uma generosa colher de manteiga (para dar cremosidade) misture, e sirva imediatamente. Risoto só fica gostoso se comer na hora que fica pronto.
Eu usei o queijo gruyère porque era o que tinha em casa e você pode substituí-lo por qualquer outro de sua preferência, mas eu achei que o sabor ligeiramente adocicado e delicado desse queijo, casou perfeitamente com a receita. Essa quantidade que fiz servem duas pessoas.
Sirva acompanhado de uma boa carne grelhada, legumes no vapor e não precisa de mais nada.
Bom apetite!
Anúncios

2 Respostas to “Risoto de pequi com gruyère”

  1. Vanessa Brito 23 de maio de 2013 às 21:22 #

    Nossa… posso dizer que eu comi e ficou bom demaisssssssss!!!
    Um sabor totalmente inesperado pro famoso arroz com pequi goiano!
    Sem contar o queijo que harmonizou perfeitamente!!
    Thay, ta de parabéns viu!!
    Beijosss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: